Dia Nacional do Sanfoneiro é comemorado com lançamento da 2º Edição do São João na Rede Festival

Dia Nacional do Sanfoneiro é comemorado com lançamento da 2º Edição do São João na Rede Festival

Dia Nacional do Sanfoneiro é comemorado com lançamento da 2º Edição do São João na Rede Festival

O evento é gratuito e será transmitido ao vivo direto pelo YouTube

O dia 26 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Sanfoneiro. A data foi oficializada pela Lei 14.140, em abril deste ano e foi escolhida por ser o dia do nascimento do músico paraibano, Severino Dias de Oliveira, o Sivuca.

Sendo este o primeiro ano em que a data será oficialmente celebrada, a Associação Cultural Balaio Nordeste e o Fórum Nacional do Forró de Raiz promoverão shows especiais nesta quarta, às 20h, no canal do Festival no YouTube, com Glória Gadelha e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que irão homenagear o aniversariante, Sivuca e todos os sanfoneiros

Na ocasião, será realizado o lançamento da segunda edição do Festival São João na Rede, um festival em que só na Paraíba terá mais de 60 atrações, do Litoral ao Sertão do estado.

Quem se apresenta no Dia Nacional do Sanfoneiro

Glória Gadelha

Viúva e parceira musical de grandes sucessos de Sivuca, ela estará acompanhada do músico Lucas Carvalho, carinhosamente apelidado pelos amigos de “Sivuquinha”, devido à paixão, reverência e dedicação que sempre dispensou para estudar as obras do grande mestre. Juntos, farão uma homenagem com músicas de Sivuca e também de Glória, relembrando a parceria de sucesso na vida e na música.

Formada em medicina, a compositora concluiu seus estudos em música na Universidade de Columbia, em Nova Iorque e nesta apresentação, dará ao público a oportunidade rara de vê-la cantando novamente, relembrando o período entre 1984 e 1991, quando fez excursões musicais no Brasil e exterior, quase sempre ao lado de seu marido, Sivuca. Imperdível.

Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste

A Orquestra surgiu da necessidade de inovação no cenário musical e hoje difunde a cultura nordestina e particularmente a paraibana por onde passa. Com arranjos próprios e produção musical do maestro Lucílio e de alguns músicos participantes, a Orquestra vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste propõe uma noite mágica, levando ao público um concerto onde serão interpretadas canções de grandes nomes da música nordestina, levando a cultura nordestina através da música, valorizando, resgatando valores e homenageando grandes nomes da Sanfona e do Forró.

Os festejos online deste ano começam na Paraíba, mas assim como na primeira edição, o Festival terá apresentações em outros estados brasileiros. A edição paraibana este ano, tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Funjope.

Sobre o São João na Rede Festival

Criado em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, o Festival foi aprovado por grandes astros da música, que entraram na campanha de divulgação do evento, a exemplo de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lucy Alves, Anastácia e Del Feliz,  que usaram suas redes sociais para mobilizar o público. O nome do Festival foi inspirado na ideia de vincular o termo ‘rede’ à nossa tradicional rede de descanso nordestina, à rede de relações interestaduais e à internet. A primeira edição foi realizada pela Associação Balaio Nordeste, Fórum Nacional Forró de Raiz e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer, para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e para o público em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *